16 de set. de 2010

Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batatas


Leio sempre, adoro ler...
 e como tem pedacinhos de mim neste blog, muito do que eu ler estará aqui.

Os bons, os mais ou menos, os menos menos. Vou lendo e vou escrevendo e vou contando o que pensei enquanto li, e acreditem, como eu divago e penso e sonho e imagino enquanto leio... minha imaginação tem "Green Card"!!!

Vou espalhar por aqui o que senti, pensei e me transformei em cada leitura, em cada livro e como divaguei com os personagens...
Estou lendo agora: "A Sociedade Literária e a torta de casca de batata"
Um livro leve, gostoso, apesar de ter como pano de fundo a Segunda Guerra. Mostra como pessoas simples conseguiram sobreviver e criar um mundo de pequenas coisas boas no meio do caos e com isso amenizar as precariedades.
Livro em formato de cartas trocadas entre diversos personagens que contam a história de forma linear, simples e clara, apesar de misturar vários núcleos.
Estou gostando e no fim volto para falar mais dele. (em 09/09)


Bom, depois de ler o livro todo voltei... sabe a parte do ser leve, esqueçam o que eu disse. Nenhum livro que fale com sinceridade da guerra, de qualquer guerra, pode ser isento de dor, mas mesmo assim é um livro que ao final dá uma certa esperança.
“Recebi uma carta triste de Dawsey Adams, contando-me sobre Christtian Hellman, sua gentileza e sua morte. A guerra nunca termina não é? Uma vida tão boa – perdida. E que golpe terrível deve ter sido para Elizabeth. Ainda bem que ela contava com a senhora , o Sr. Ramsey , Isola e Dawsey para ajudá-la quando teve o bebê.
A primavera está chegando. Estou quase aquecida no meu pedacinho de sol. E na rua – não estou evitando olhar agora – um homem de macacão está pintando a porta de sua casa de azul-celeste. Dois meninos pequenos, que batiam um no outro com pedaços de pau, pedem para ajudar. Ele dá um pincel para cada um. Bem talvez haja um fim para a guerra.”

Em minha opinião, é um livro que, sobretudo acalenta!!

P.s.: Gostei da idéia da Sociedade Literária, da idéia de uma reunião para comentar coisas que lemos, como determinado livro nos atingiu e que trecho ficou em nós.
Gostei principalmente de imaginar um amigo, e ele vai saber que falo dele se um dia ler este post, no meio da reunião presidindo-a, é lógico!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário